Microdermoabrasão é um procedimento capaz de diminuir os sinais presentes nas camadas mais externas da pele. Indicado para tratamentos faciais e corporais, ele pode ser utilizado para melhorar os aspectos de diversos problemas, como manchas, acne e também as estrias. Mas será que microdermoabrasão para estrias funciona?
Essa é uma pergunta recorrente entre profissionais e pacientes, afinal as estrias são sinais difíceis de serem eliminados. No entanto, o mercado da estética tem evoluído nos últimos anos, logo as terapias estão cada vez mais eficientes, incluindo a técnica de microdermoabrasão. Porém, é essencial que o profissional busque equipamentos e capacitação de qualidade para aplicar tal tecnologia.
Para entender como o microdermoabrasão atua nas estrias e em outros problemas cutâneos, é preciso explicar de que forma essa tecnologia trabalha na pele.
O que é e como funciona o microdermoabrasão para estrias?
A microdermoabrasão é um procedimento que visa promover uma esfoliação para acelerar a renovação da pele, para isso são removidas as células mortas presentes na camada córnea do tecido. Essa tecnologia pode ser utilizada em tratamentos faciais e corporais, como é o caso dos procedimentos que visam eliminar as estrias.
Atualmente, existem três tipos de procedimentos dessa categoria:
- Peeling de diamante: neste caso, o profissional utiliza um equipamento que possui uma ponteira de diamante. Ao entrar em contato com a pele, a ponteira irá realizar uma esfoliação profunda da pele.
- Peeling de cristal: ao contrário do tratamento anterior, nesses casos o aparelho remove as células mortas através de uma ponteira de sucção. É um tratamento mais superficial.
- Peeling mecânico: nesse procedimento, o equipamento de microdermoabrasão também promove a renovação da por meio de esfoliação progressiva e controlada, utilizando microcristais.
Para o tratamento de estrias, o peeling mecânico é a alternativa mais eficiente, pois é mais abrasivo que as outras alternativas. Além disso, já é possível encontrar no mercado aparelhos que permitem ao profissional desenvolver um tratamento personalizado, ou seja, de acordo com as necessidades dos pacientes,
É o caso do Body Sculpt, aparelho que está equipado com adesivos de diamante que podem ter mais ou menos intensidade de abrasão. Eles são 100% descartáveis, logo é possível realizar a troca sem afetar as suas propriedades após a aplicação. Dessa forma, o profissional consegue controlar a força que ele está colocando no aplicador e a intensidade de abrasão do aparelho.
Como essa tecnologia atua nas estrias?
As estrias são cicatrizes lineares que surgem nas camadas superiores da pele, causadas pelo rompimento das fibras elásticas. Logo, a tecnologia de microdermoabrasão para estrias age da mesma maneira que em outros procedimentos, ou seja, promovendo a renovação da camada córnea da pele.
Caberá ao profissional aplicar o tratamento nas áreas afetadas após uma avaliação prévia. O equipamento irá afinar a camada córnea através do processo de esfoliação, estimulando a pele a se regenerar e formar novas fibras de colágeno e elastina, tornando as linhas da estria menos visíveis.
A quantidade de sessões varia conforme a necessidade do paciente, por isso indica-se uma consulta prévia para determinar a duração do tratamento. No entanto, a partir da primeira sessão já é possível perceber um clareamento das estrias e outros sinais.
Para quais outros tratamentos indica-se a microdermoabrasão?
Além da indicação para o tratamento de estrias, indica-se o tratamento de microdermoabrasão para outras condições que acometem a pele, tais como:
- Acne não inflamatória;
- Cicatrizes de acne;
- Linhas de expressão;
- Fotoenvelhecimento cutâneo;
- Discromias.
Conforme citamos anteriormente, a intensidade do tratamento microdermoabrasão será definida conforme a necessidade do paciente, assim como as sessões necessárias para alcançar seu objetivo.
Quais os benefícios o microdermoabrasão proporciona para a pele?
Ao final do tratamento, além da remoção das estrias ou de outros sinais cutâneos, o paciente também perceberá outras mudanças na área tratada. Visto que, a esfoliação na camada córnea da pele e a renovação ocasionada por ela, faz com que o tratamento de microdermoabrasão promova diversos benefícios para a pele. Por exemplo:
- Acelera a renovação da pele;
- Aumenta a hidratação;
- Deixe a pele mais vistosa ou seja com aspecto de saudável;
- Elimina manchas e outros sinais, como as estrias.
A longo prazo, o paciente perceberá uma pele mais rejuvenescida, sem os sinais que causam incômodo e com aspecto de saudável. Além disso, ao utilizar Body Sculpt, o profissional poderá conciliar o tratamento de microdermoabrasão para estrias com outras tecnologias presentes no equipamento.
Neste vídeo disponível no vídeo disponível no canal da BodyHealth, é possível obter mais informações sobre tratamento de microdermoabrasão e demais tecnologias presentes neste equipamento revolucionário. Capacite-se para oferecer o que há de mais atual no mercado de estética para seus pacientes!
Quer saber como ter essa tecnologia aí na sua clínica? Fale com uma de nossas consultoras!