Principais diferenças entre Depilação a Laser e Luz Pulsada

Depilação a Laser e Luz Pulsada são dois métodos de depilação duradoura tidos como os mais queridinhos. E, apesar dos dois atuarem de forma parecida, possuem diferenças marcantes que serão abordados nesse artigo.

Desde que os métodos de depilação duradoura foram desenvolvidos, muitos sonham em ter uma pele lisinha e livre dos pelos sem ter que recorrer a técnicas que, além de muito dolorosas e irritantes, como a cera, devem ser realizadas com frequência e regularidade, uma vez que somente arrancam ou cortam o pelo, não agindo no seu crescimento.

Quem opta por eliminar os pelinhos de forma duradoura, acaba ficando perdido entre as diversas técnicas disponíveis no mercado. Mas, dentre todas elas, duas se destacam: a depilação a laser e a luz pulsada (fotodepilação). Muitas pessoas até as confundem, achando que são tecnologias iguais, o que não é verdade.

Mas se são técnicas distintas, quais são então as diferenças entre elas? Qual é mais eficiente? Nesse post vamos responder a essas perguntas e explicar como funciona cada tecnologia. Se você quer saber essas respostas, continue a leitura!

O que é Depilação a Laser?

A depilação a laser tem sido um dos métodos preferidos de quem busca a depilação duradoura. Hoje em dia existem diferentes tecnologias que utilizam o laser para destruição dos pelos: Diodo, Alexandrite e o ND Yag, por exemplo. O que as difere é o comprimento de onda do laser utilizado.

Através da emissão do laser na pele, uma certa quantidade de energia é emitida de maneira focada na região específica do tratamento. Essa grande energia dispensada é transformada em energia térmica e absorvida especificamente pelo cromóforo alvo, que nesse caso, é a melanina encontrada no pelo. Isso fará com que as estruturas dos centros germinativos do pelo sejam atingidas, impedindo seu crescimento.

Por ter um único comprimento de onda, a ação do laser é direcionada através de um mecanismo chamado Fototermólise Seletiva. Isso faz com que somente o “alvo” seja atingido, preservando as demais estruturas vizinhas.

LEIA TAMBÉM: Depilação a Laser: perguntas mais comuns e TUDO mais que você precisa saber.

O que é Luz Pulsada?

A Luz Intensa Pulsada, também conhecida como Fotodepilação, trabalha emitindo pulsos de luz que também geram um efeito térmico na região. Isso causa a distribuição da energia nos tecidos da região, sendo absorvida principalmente pelo folículo piloso, o que causa seu enfraquecimento e destruição.

No tratamento com a Luz Pulsada não existe somente um comprimento de onda, sendo possível controlar a intensidade do espectro da luz. Sendo assim, a energia não é focada somente no cromóforo alvo, mas sim absorvida de forma mais ampla e dispersa, atingindo também outras estruturas e não somente a melanina do pelo.

Diferença entre Depilação a Laser e Fotodepilação

Como visto anteriormente, a principal diferente entre a depilação a laser e a fotodepilação é a especificidade da luz emitida.

Na depilação a laser toda a energia é concentrada e absorvida pelo cromóforo alvo melanina. Isso faz com que somente a “raiz” do pelo seja atingida e destruída, impedindo progressivamente seu crescimento.

Já na depilação com a Luz Pulsada a energia é dispersa e absorvida também por outras estruturas, como vasos sanguíneos e colágeno, não atuando especificamente no pelo, causando somente seu enfraquecimento e não atuando na sua completa destruição.

Não raro você verá em alguns lugares que, por não ter essa energia focada, o tratamento com a Luz Pulsada é menos dolorido que o do laser.

Até há um tempo atrás isso até poderia ser verdade. Entretanto, equipamentos mais modernos de depilação a laser já contam com tecnologias específicas para atenuar o desconforto, deixando as sessões praticamente indolores.

Um exemplo é o Laser Crystal 3D, que possui um exclusivo sistema de resfriamento que anestesia a pele para receber o laser.

Qual é melhor: Fotodepilação ou Depilação a Laser?

Se tratando de eliminar os pelos, a Depilação a Laser e a Luz Pulsada cumprem bem seu papel. Entretanto, pela diferença na emissão e concentração da luz emitida pelo laser seus resultados são mais rápidos e duradouros quando comparados à Luz Pulsada.

Com a depilação a laser são necessárias menos sessões para se alcançar os mesmos resultados da fotodepilação.

A dispersão da emissão da Luz Pulsada faz com que os pelos sejam atingidos com menos intensidade e de forma mais superficial. Isso faz com que, progressivamente, eles voltem a crescer com mais rapidez quando comparamos à depilação a laser, pois o folículo irá se regenerar mais rápido.

Independente de escolher a depilação a laser ou a luz pulsada, é importante ressaltar que não existe depilação 100% definitiva. Mesmo ao utilizar esses métodos duradouros, é necessário fazer sessões periódicas de manutenção.

Mas, claro, ambos os métodos apresentam inúmeras vantagens quando comparados aos métodos tradicionais, principalmente no que se relaciona à durabilidade.

Enfim, ainda tem dúvidas sobre Depilação a Laser e Luz Pulsada? Mande sua mensagem no campo de comentários abaixo. Nós estamos à disposição para ajudá-lo.

Compartilhe!