Clínica de estéticas com equipamentos de alta tecnologia da Body Health Brasil

Como montar um centro de estética lucrativo

Se você está pensando em montar um centro de estética em 2023, saiba que está no caminho certo para ter um negócio de sucesso. O mercado da estética e beleza é um dos segmentos que seguem crescendo e faturando alto, mesmo em momentos de crise como a atual pandemia dos últimos dois anos.

A ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – divulgou dados do provedor de pesquisas Euromonitor International que apontam o Brasil como sendo o quarto maior mercado de cuidados pessoais e beleza do mundo, fincando atrás, apenas, de Estados Unidos, China e Japão.

Justamente por ser um setor tão promissor é que a procura por abrir centro de estética é uma das mais buscadas, segundo o Sebrae. Para facilitar seu processo de tirar do papel seu projeto de negócio, criamos um artigo completo com todos os detalhes de como montar uma clínica de estética.

Continue a leitura e saiba tudo que precisa para ter um negócio lucrativo.

O que é necessário para abrir um centro de estética?

O mercado da beleza e estética é uma das áreas de atuação que mais crescem no país, indo na contramão, inclusive, de crises econômicas. Montar um centro de estética é uma das ideias de negócio que tem grandes chances de alta lucratividade.

Para que o empreendimento dê certo, é preciso seguir alguns passos fundamentais para que essa construção seja sólida e sustentável. Separamos os 5 principais, confira:

  1. Construa um bom plano de negócio

Um plano de negócio é um documento que irá constar todos as etapas e pontos essenciais da criação da empresa. Algumas informações devem estar definidas e descritas no documento da forma mais completa possível, contendo:

  • Análise de mercado: quem são seus clientes e público-alvo, quais são seus concorrentes, quem serão seus fornecedores, quais produtos e/ou serviços você irá oferecer.
  • Plano de marketing: definição das ações e estratégias que serão desenvolvidas para fazer com que a clínica chegue até seus potenciais clientes e possam atender as necessidades e desejos deles.
  • Plano de operação: definir a estrutura do negócio, onde será localizado, como serão as instalações físicas, quais equipamentos e materiais serão necessários e como será composto o quadro de pessoal.
  • Plano financeiro: estimativas do investimento inicial, despesas e receitas, qual será o capital de giro e fluxo de caixa e projeção dos lucros.
  1. Reúna a documentação necessária

Para montar um centro de estética é necessário, além dos documentos para abertura de um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), providenciar a documentação que atende à legislação sanitária.

O órgão que irá nortear toda a referência técnica é a Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa. Ela define as regras e padrões mínimos para abertura e funcionamento de estabelecimentos de beleza e saúde, exigindo documentos como:

  • Alvarás de autorização sanitária e de localização e funcionamento;
  • Registros de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos e de monitoramento da esterilização;
  • Comprovante de recolhimento dos resíduos perfurocortantes;
  • E o Manual de Boas Práticas.
  1. Defina a infraestrutura da clínica

Nessa etapa será definida toda a infraestrutura que é necessária para o funcionamento do estabelecimento, contemplando o espaço físico e equipamentos/materiais. Essa estrutura deve considerar as normas e práticas de biossegurança exigidas pela Anvisa.

Para quem está buscando por como montar um espaço de estética simples, pode-se pensar que uma estrutura física básica devem conter uma recepção, sala de espera, salas de atendimentos individuais, banheiros, cozinha e estacionamento. O ambiente deve ser claro, bem iluminado e limpo, além de oferecer o máximo de conforto para os clientes.

  1. Forme uma boa equipe de profissionais

Todo negócio para dar certo e prosperar precisa ter como base a equipe que o compõe. Por isso, escolha com cautela os profissionais que farão parte do quadro de colaboradores da sua empresa.

A atendente da recepção até a profissional que executará os procedimentos, precisam ser qualificados para exercerem suas funções. Afinal, para ter sucesso é fundamental oferecer um serviço de excelência e são esses profissionais que te ajudarão a construir essa imagem da sua empresa.

E lembre-se: para operar equipamentos médicos/estéticos e realizar os procedimentos é preciso atentar para as normas Anvisa para clínica de estética.

  1. Iniciar as estratégias de divulgação

Depois que as quatro primeiras etapas tiverem concluídas é o momento de criar e dar início às estratégias de marketing definidas no plano de negócios. Essas estratégias envolvem as campanhas de divulgação da empresa, os canais de mídias que serão usados e a forma de direcionamento do seu atendimento digital e presencial.

Um excelente caminho para isso é manter uma presença digital marcante. Afinal, é no ambiente virtual que se encontram a maioria do seu público-alvo. Explore todo o potencial da internet e das inúmeras ferramentas disponíveis para uso corporativo.

O que a Vigilância Sanitária exige para estética?

Após providenciar os documentos iniciais de abertura do negócio, como alvará de funcionamento, inscrição no CNPJ, registros e outros, é preciso seguir a legislação específica exigida pela Anvisa. Entre elas estão:

  • Decreto nº 8.077, de 14 de agosto de 2013, que regulamenta as condições para o funcionamento de empresas sujeitas ao licenciamento sanitário;
  • Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999. Cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão fiscalizador;
  • Lei nº 12.592, de 18 de janeiro de 2012, que dispõe sobre o exercício das atividades profissionais de Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador.

É necessário atender algumas diretrizes válidas nacionalmente, sendo as principais delas:

  • Providenciar os alvarás, registros e manuais de boas práticas;
  • Não utilizar o estabelecimentos para os fins que não sejam os procedimentos estéticos;
  • Criar instalações físicas que estejam de acordo com as normas, como, por exemplo, paredes claras e de fácil limpeza, sala de espera bem iluminada e ventilada, pia para higienização;
  • Ter espaços de atendimento individualizado para os clientes;
  • Uso de equipamentos de proteção individual para realização dos procedimentos.

Quem pode abrir centro estético?

Qualquer pessoa que se interesse pelo segmento pode montar um centro de estética. Não há uma exigência de formação específica para abertura desse tipo de negócio. No entanto, caso o empreendedor não tenha nenhuma formação na área da saúde ou estética, vai ser preciso contratar um colaborador que tenha essa formação.

Isto porque para atender as regulamentações da legislação brasileira voltadas para a área estética, as clínicas devem ter, obrigatoriamente, um responsável técnico para responder sobre os procedimentos minimamente invasivos, como os injetáveis e perfurocortantes. Este profissional precisa ser graduado na área da saúde e ser devidamente habilitada pelos seu conselho. Essa formação pode ser em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia ou Medicina.

Quais são os aparelhos necessários para montar uma clínica de estética?

Para saber quais os equipamentos necessários para o funcionamento de seu consultório estético é preciso, antes de tudo, resolver quais serão os procedimentos e tratamentos a serem ofertados. A partir disso será possível definir em quais máquinas terá que investir.

Algumas sugestões de equipamentos de alta tecnologia que são usados para os tratamentos estéticos mais procurados são:

  • Crystal 3D para depilação a laser
  • Unyque para gordura localizada e flacidez
  • Multishape para celulite, gordura localizada e tonificação
  • Hipro para múltiplos tratamentos corporais e faciais
  • Inkie Laser para black peel, remoção de tatuagens e lesões pigmentadas

Quanto custa montar um centro de estética?

Essa é uma das perguntas que mais são feitas por quem se interessa em montar um centro de estética. Mas, também, é um dos questionamentos que não tem uma resposta concreta.

O valor para abrir uma clínica de estética vai depender de algumas variáveis, como a região ou bairro de localização da clínica, quais os procedimentos que serão oferecidos e quais os equipamentos que serão necessários para realizá-los, como será a sua estrutura física, quantos funcionários irão compor o quadro e quanto de investimento será feito com divulgação.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Iniciar conversa
Fale com uma consultora
Fale com uma consultora.