Pressão negativa e positiva na estética - entenda como funciona

Pressão negativa e positiva na estética: quais são as diferenças e como elas funcionam

Para acabar com alguns problemas estéticos que aterrorizam as mulheres, ou mesmo minimizá-los, a endermologia é uma tecnologia bastante eficiente e usada nas clínicas estéticas.

Os equipamentos de endermologia podem ter duas maneiras de mensuração da pressão do vácuo: pressão negativa e positiva. Tendo a primeira sua medida mensurada como mmHg e a segunda sendo mensurada em milibares.

Ambos possuem rolos que ajudam o deslize sobre o tecido. O que os difere é a sensação da pressão durante a aplicação. Entenda!

A endermologia

Essa é uma técnica que surgiu na França, entre as décadas de 1970 e 1980, que nunca deixou de ser utilizada em centros de estética. Também conhecido como endermoterapia ou vacuoterapia, os equipamentos vêm sendo cada dia mais reformulados, utilizando tecnologia de ponta.

Seu processo de funcionamento consiste em utilizar pressão negativa e positiva através do uso de uma sucção associada a rolos, que promovem o deslizamento sobre o tecido.

Esses movimentos promovem estímulos linfáticos e sanguíneos, além de permitir a remodelagem do tecido subcutâneo – motivo pelo qual seu uso deve seguir o sentido dos gânglios linfáticos.

A endermologia possui indicação corporal, sendo útil no tratamento de Fibro Edema Gelóide (celulite), redução de gordura localizada, remodelação corporal e restauração da elasticidade da pele. Nas aplicações faciais, pode ser usada para remodelação facial e para promover a remoção de cravos.

Geralmente, uma sessão pode durar 30 minutos de acordo com o propósito a ser utilizado e região de tratamento.

Como funciona a pressão negativa

Nos equipamentos que utilizam a pressão negativa, mais conhecida como vácuo, a pressão é medida por mmHg e é constante, sem limite de prega.

Esse sistema pode ocasionar rouxidão e garroteamento de tecidos, principalmente se o profissional que o opera não estiver familiarizado com os movimentos que devem ser feitos durante a aplicação.

Para facilitar a aplicação e manter o conforto para o paciente durante a sessão, esse tipo de equipamento precisa ser utilizado com algum cosmético deslizante, podendo ser um creme ou um óleo de massagem. 

Como funciona a pressão positiva

Já os equipamentos que trabalham com pressão positiva, possuem sua medição por milibares. Esses aparelhos possuem uma turbina axial para promoverem a sucção, que acontece de forma mais controlada do que a sucção gerada pelos equipamentos que trabalham somente com a pressão negativa.

Durante a aplicação, quando o tecido preenche todo o cabeçote de operação, o vácuo permanece constante apenas para manter a dobra cutânea realizada. Isso possibilita menos dor e menos rouxidão.

Além disso, também possibilita a movimentação do cabeçote de formas diferentes das que são utilizadas costumeiramente, sem que cause desconforto ao cliente. Nesse caso, não é necessário o uso de cosméticos deslizantes, já que a aplicação é realizada sobre um macacão específico, o que agiliza o processo e permite que todo o corpo seja trabalhado em pouco tempo e sem interrupções.

Diferença entre pressão negativa e positiva

Além das características que diferem a pressão negativa e positiva, já citadas acima, quanto a seu mecanismo de ação e quanto à sua especificidade no momento da aplicação, outro grande diferencial é a possibilidade de uso em grávidas.

Como a pressão negativa pode causar o garrotamento com uma sucção sem controle, isso a torna contraindicada para uso em grávidas, já que elas possuem edema intenso devido à gestação.

Como a pressão positiva tem uma sucção controlada, ela pode ser utilizada sem problemas nesses casos, sem que haja lesão. Inclusive, o tratamento nas grávidas é até benéfico e indicado por promover a drenagem linfática, não sendo necessárias altas potências de programação e movimentos que levem à remodelação de tecido subcutâneo.

Os movimentos relacionados à drenagem são excelentes para diminuição do edema relacionado à gravidez.

Então, quer ter acesso a mais conteúdos científicos como esse? Inscreva-se no nosso canal do YouTube e receba notificações toda vez que um novo vídeo sair, com algum assunto que certamente será interessante para você!

Ficou interessado?

Se quiser receber informações sobre o nosso equipamento que possui a tecnologia de endermologia e saber como tê-lo na sua clínica ou empresa de locação, preencha o formulário abaixo.






    Abrir conversa
    Fale com uma consultora
    Fale com uma consultora.