Mulher deitada realizando depilação feminina

Depilação feminina: 5 áreas lucrativas para escalar seus atendimentos

Manter uma pele lisinha, livre dos pelos, já virou parte da rotina de cuidados das mulheres brasileiras, já que culturalmente essa é uma forma de se sentirem mais bonitas. A depilação feminina vem evoluindo a cada ano, com o surgimento de novas técnicas e procedimentos capazes de acabar de vez com os pelos indesejados.

Da depilação feminina com cera, passando pelo uso de lâminas até chegar à depilação a laser, o mercado da estética e beleza tem acompanhado a necessidade das mulheres e lançado tecnologias modernas e que prometem remover permanentemente os fios corporais.

Dados revelam que 70 milhões de brasileiros afirmam utilizar de algum método de remoção dos pelos com frequência, isso que quer dizer 78% das mulheres e 9% dos homens. Investir em oferecer o procedimento nas clínicas de estética é garantia de um negócio extremamente lucrativo.

Mas como saber qual método deve ser ofertado e quais regiões tem maior procura? Continuando a leitura! Separamos informações que irão sanar essas dúvidas e contribuir com sua tomada de decisão. Confira.

No início as axilas eram o foco principal na depilação

Estima-se que a depilação feminina surgiu no Egito antigo, quando as mulheres usavam tiras de tecido ou pele de animal banhadas em uma mistura de sândalo, argila e mel para remover os pelos das axilas. De lá pra cá a técnica foi se aperfeiçoando e surgindo novas outras, à medida que a necessidade de arrancar os pelos à mostra foi aparecendo.

Mas foi somente no século XX que as técnicas de depilação foram se diversificando e ganhando notoriedade. Acompanhando a evolução do tamanho das roupas e partes do corpo ficando mais aparentes a depilação feminina foi se expandindo, já que a sociedade não via com bons olhos pelos em certas regiões corporais, como axilas e pernas.

Desde então, remover os pelos tem se tornado não só um hábito de beleza, mas uma prática que está relacionada à higiene pessoal, principalmente nas regiões íntimas. Não para todas as mulheres, mas para grande parcela da população.

Quais são os tipos de depilação feminina mais procurados e utilizados?

Existe uma infinidade de técnicas que são utilizadas para remover os pelos corporais. Algumas mais usuais em determinadas partes do corpo, outras voltadas para todo ele. Algumas com melhores resultados em comparação à outras. Veja abaixo.

métodos de depilação

  • Creme depilatório

Os cremes depilatórios prometem deixar a pele lisinha instantaneamente, de forma indolor e sem precisar de sair de casa. São feitos por substâncias químicas que agem na haste do pelo, quebrando sua estrutura e desintegrando o fio aparente, que é removido junto com o creme. Muito usual para região do buço e pernas, esse tipo de creme não age na raiz, o que faz com que seu efeito seja temporário e os fios voltem a crescer após 3 a 5 dias.

Porém por se tratar de um produto químico, é muito comum que aconteçam alergias, irritações e queimaduras na região. Por isso, é indicado que se faça teste antes da utilização.

  • Cera quente e fria

Considerado um dos métodos mais comuns, pode ser feito em salões de beleza ou em casa. A cera é aplicada sobre a pele e, após o tempo de secagem, é retirada por tração. Assim, os fios aparentes ficam presos à cera e são retirados pela raiz. É uma técnica que não é permanente e tem média durabilidade, sendo que os fios começam a crescer novamente passados 20 a 30 dias.

Mais utilizada nas pernas e região da virilha, o uso da cera é conhecido pela dor durante a sessão. Além disso, pode causar escurecimento da região e queimadura, caso o profissional não tenha muita habilidade.

  • Lâmina

Se a cera é o método de depilação feminina mais comum, a lâmina é o mais barato e prático. Pode-se usá-la em qualquer parte do corpo de forma rápida e sem muita preparação, como no banho. A técnica usa de um aparelho específico com lâminas finas e afiadas que, deslizadas pela pele, promovem o corte do fio superficial rente à pele. Devido ao grande atrito, costuma causar irritações, manchas e encravamento de pelos.

  • Depilação a laser

A depilação a laser feminina é a técnica mais moderna e eficaz na eliminação dos pelos, atingindo resultados superiores se comparados a outros métodos como os descritos acima. O procedimento é capaz de eliminar definitivamente os fios da região tratada, através do uso de equipamentos inovadores cujas tecnologias são desenvolvidas para entregar a máxima eficiência.

A máquina de depilação feminina emite feixes de luz que penetram nas camadas da pele de forma direcionada, atingindo e destruindo apenas os cromóforos alvos, neste caso, o folículo piloso. A raiz do pelo, portanto, absorve toda a energia emitida pelo laser e é destruída, sendo incapazes de ter força para crescer novamente. A medida que as sessões vão progredindo, mais folículos vão sendo eliminados até que a região não apresente mais pelos. Esse processo base da depilação feminina a laser é a fototermólise seletiva, explicada pela consultora Jéssica Fernanda.

Qual melhor método para oferecer na sua clínica?

Lâmina, cera ou depilação a laser. Qual dos métodos é o melhor para ser ofertado nas clínicas de estética e centros de beleza? Afirmamos, sem dúvidas, que a depilação a laser feminina é a escolha mais assertiva e que trará mais vantagens para o estabelecimento.

A técnica é a mais procurada pelas mulheres, já que seus resultados são praticamente definitivos, o procedimento não causa foliculite, não causa manchas e melhora as já existentes. Além de não ser necessário dedicar um tempo semanal ou mensal para remover os pelos corporais.

Financeiramente falando, é um método que trará um bom retorno para a clínica, já que os custos gerais do procedimento são mais altos que dos outros e as clientes não se preocupam em pagar a mais por saber dos excelentes resultados.

Pode fazer depilação feminina a laser nas partes íntimas?

Quando se trata de depilação íntima feminina, a maioria das mulheres prefere retirar os pelos. Algumas optam por remover parcialmente, mas a maioria tem preferência por eliminar completamente os fios. Aliás, a remoção completa é a escolhida por 60% das pessoas, de acordo com pesquisa publicada pela Revista Brasileira de Ginecologia e ficou conhecida em outros países com o nome de Brazilian wax (depilação brasileira).

Com essa preferência de depilação feminina da região íntima, o uso do laser se tornou uma excelente alternativa, já que elimina totalmente os pelos em sessões confortáveis para a paciente, com o mínimo de incomodo possível. Não há atrito na região como causado por uma depilação íntima feminina com lâmina, por exemplo.

Nas mulheres, a depilação íntima pode ser realizada na região inter glúteos, mais conhecida como perianal, e virilha total ou parcial.

5 áreas mais lucrativas de depilação feminina

A depilação a laser pode ser feita em quase todo o corpo, com exceção de sobrancelhas e cílios. Algumas áreas de depilação feminina são tradicionalmente mais comuns de serem feitas e, por isso, mais procuradas. Mais procura é sinal de maior rentabilidade! Por esse motivo, são as áreas que sua clínica de estética deve focar.  São elas:

#1 – Axila

É a região corporal mais procurada pelas mulheres. Por ser uma região bastante exposta do corpo e que tem uma relação direta com a higiene, principalmente por produzir mais odor, criou-se a cultura de eliminar totalmente os pelos.

É uma área pequena, que demanda cerca de 5 min para realização da sessão em cada axila, portanto, tem um custo mais baixo. Mesmo sendo mais barata é a porta de entrada para venda de outras áreas mais caras, para o cliente conhecer a sua clínica e para o processo de fidelização.

Inclusive, uma estratégia interessante é fazer promoções que ofereçam sessões gratuitas de experimentação dessa área. O custo para sua clínica será muito baixo e os resultados são bem perceptíveis para o cliente. Logo, ele tem grades chances de fechar um pacote mais completo.

#2 – Buço

Região do rosto bastante delicada e tão procurada quanto as axilas. Pelos nessa área são sinal de desleixo e deixam a expressão da mulher mais masculina. Por isso, a grande procura pela depilação no buço.

A sessão no área é bem rápida, durando cerca de 3 a 5 min. O padrão são 10 sessões para remoção total.

Da mesma forma como a axila, o buço pode ser também utilizado como um pacote de entrada para vendas de outras áreas.

#3 – Perna (meia perna ou completa)

Outra área que nas mulheres culturalmente ficou instituída que deve ser livre dos pelos são as pernas, por ficar aparentes ao usar roupas curtas, como saias e vestidos. A depilação feminina na região pode ser feita de duas formas: meia perna (do joelho até os pés) ou perna completa (das cochas até os pés).

É uma região muito extensa, que demanda um tempo de sessão maior. Para a meia perna leva cerca de 20 a 30min, e para a perna inteira de 40 a 50 min. Essa variação se dá pelo tamanho da área, que muda de acordo com o tipo de corpo dessa mulher.

Justamente pelas dimensões da área os valores das sessões e pacotes de perna são um dos mais caros. Além do maior tempo de dedicação do profissional os custos com o equipamento e outros insumos são maiores. É uma região que pode trazer boa rentabilidade.

#4 – Virilha

A virilha é uma área muito sensível do corpo e que requer depilação constante. Outros métodos trazem muito desconforto, como irritações, escurecimento, foliculite. O uso do laser nessa região é muito indicado pelos dermatologistas e procurado pelas mulheres.

O tempo de duração da sessão é de cerca de 15min e, apesar de ser uma região delicada, não é dolorosa. Os relatos são de leve desconforto, com a sensação de ardência ou agulhadas. Por ser rápida, é bem tolerada.

#5 – Perianal

O perianal é toda a região que se forma na margem do ânus e é muito buscada por mulheres que querem fazer a depilação feminina em toda a área íntima. Normalmente a sessão é feita juntamente com a de virilha.

Inclusive, uma boa estratégia de vendas é associar a depilação de virilha a de perianal, ofertando pacotes exclusivos para fechamento do combo.

Quanto custa uma depilação a laser feminina?

O valor cobrado em cada sessão vai depender de alguns fatores, como região geográfica, experiência do profissional responsável pela aplicação, a área a ser depilada e o tipo de equipamento utilizado nas sessões.

Em média podemos considerar que esses são os valores para cada sessão:

  • Perna inteira: de R$300 a R$500
  • Meia perna: de R$110 a R$300
  • Axilas: de R$40 a R$300
  • Buço: cerca de R$50
  • Virilha: de R$80 a R$ 280.
  • Perianal: cerca de R$50

Invista em um bom equipamento de depilação feminina

Para garantir aos seus clientes o melhor tratamentos, com resultados satisfatórios e dentro do esperado, é fundamental que sua clínica esteja preparada e seus colaboradores capacitados e habilitados para desempenhar a técnica.

Outro ponto de grande relevância para os bons resultados é possuir um equipamento com as melhores tecnologias disponíveis no mercado. Como exemplo, citamos o Laser Crystal 3D da Body Healt, um aparelho para depilação feminina com tecnologia de ponta e que oferece os benefícios dos 3 melhores comprimentos de onda para eliminação dos pelos: Alexandrite, Diodo e ND-Yag.

Quer saber como ter esse equipamento na sua clínica? Entre em contato com a nossa equipe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir conversa
Fale com uma consultora
Fale com uma consultora.