Se você acompanha os noticiários, com certeza já sabe que o dólar aumentou absurdamente nos últimos meses. A cotação da moeda norte-americana vem batido recorde atrás de recorde.

Para você ter uma ideia, no dia 1º de janeiro o dólar comercial estava a R$4.02 e hoje, quando esse texto foi escrito, quase 4 meses depois, ele já está a R$5.41. Um aumento de quase 35% em pouquíssimo tempo.

Mas algumas pessoas devem pensar: “Ah, mas é o dólar. Não influencia muita coisa aqui no Brasil”. Ledo engano! Essa valorização do dólar impacta muito, principalmente na nossa economia.

Com isso, investidores, consumidores e empresas acabam sofrendo muito, já que o impacto da alta do dólar na economia brasileira está em seu momento mais crítico desde a criação do Plano Real.

Há muitos fatores, tanto nacionais quanto internacionais, que influenciam a valorização da moeda norte-americana e a consequente desvalorização do real, como: instabilidade econômica, mudanças políticas e, agora, o impacto do Coronavírus na economia mundial.

Mas e na estética, como esse aumento do dólar influencia? Então, para as empresas que importam insumos e matérias-primas, como é o caso da grande maioria das empresas de equipamentos estéticos, como a Body Health, tem um grande impacto. Já que quanto mais alto o dólar, mais caros ficam esses itens e mais alto ficam os custos de fabricação dos equipamentos.

Vários setores também são dependentes de importação e, com a valorização da moeda norte-americana nos últimos meses, vinham encontrando dificuldades em repassar esse aumento para os consumidores.

Principalmente agora, o atual cenário de crise dificulta ainda mais esse repasse. Porém, como o câmbio tem alterado muito e de uma forma bem rápida (e sem perspectiva de melhora a curto prazo), não demorará muito para que as empresas sejam obrigadas a fazer esse repasse.

Mas pensando no momento que estamos vivendo, não vamos repassar esse valor agora, pode ficar tranquilo!

Queremos é que você fique por dentro de tudo que está acontecendo e se prepare da melhor maneira para encarar os desafios que esse momento tem nos imposto.