A onda eletromagnética (radiofrequência) tem varias indicações, porém o efeito fisiológico para cada caso depende de como e quanto de energia acumulamos no tecido tratado.
Ex. Para tratamento de fibrose o controle de temperatura não pode passar de 38 graus. Já para gordura e flacidez, quanto mais energia, melhor. O efeito em relação ao tempo ocorre de forma linear, ou seja, quanto mais tempo mantermos a aplicação, melhor será o resultado.
 
Isso se explica através fórmula Joule(1), que é o principal efeito da Radiofrequência(2)
Q(quantidade calor)=I²(Intensidade) x R(resistência tecido) x T(tempo)

Portanto entendemos que ao aumentar a intensidade da corrente ou o tempo, acumula-se mais energia. Por isso temos a evolução desta terapia com o passar dos anos ( Monopolar, Bipolar, Tripolar e Multipolar), devido a necessidade do cliente em ter maior resultado em menos tempo.

Nas radiofrequências nacionais, independente de quantidade de polos, são bipolares e possuem no máximo 250 W de potência. Geralmente são superficiais, chegando até a derme e/ou hipoderme, mas o efeito da lipólise é praticamente imperceptível, sendo indicada para flacidez e celulite.

As monopolares chegam até 400 W e são as que melhor atingem o tecido gorduroso, por outro lado, a sensação térmica é extremamente alta, com riscos de queimadura, já que o tecido gorduroso absorve 4x mais energia que os outros tecidos.

 

Então por que a Criofrequência é uma terapia diferente?

A Criofrequência se diferencia por conseguir unir numa ponteira só uma Monopolar (400 W), uma Multipolar (650 W) e um sistema Cryo, de resfriamento intenso altamente eficiente e contínuo durante toda aplicação, chegando em até -10ºC.

Durante a aplicação, o paciente sente um “frio”, devido ao super congelamento da ponteira, que age de maneira condutiva (fora para dentro) na pele. Já a radiofrequência, age por conversão (dentro para fora), chegando até 60ºC. Na Criofrequência, o encontro das duas temperaturas geram um terceiro efeito fisiológico, o choque térmico, que desestabiliza o metabolismo local e que garante a segurança da aplicação, dispensando o controle com termômetro .
grafico

Outra característica da Criofrequência, são as 3 frequências: 1000KHz até a derme, 800KHz na hipoderme superficial e 500KHz hipoderme profunda e a mix, que acumula o máximo de energia de maneira uniforme em todas as camadas.

O resultado imediato ocorre devido à lipólise e a contração imediata do colágeno desde a derme ate hipoderme. Em seguida temos a neocolagênese e apoptose.

O cliente terá mais resultado em menos tempo, uma vez que, com o conforto do tratamento, o resultado é imediato, progressivo e duradouro.

A foto abaixo mostra o comportamento do tecido adiposo-septal durante a aplicação de alta energia de RF em momentos diferentes. Paul, et al., 2011. Esta contração dura mínimo 3 meses.

Referências

  1.  http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrodinamica/efeitojoule.php
  2. Carvalho, Agne, Borges –  (Livros de Eletroterapia)
  3.  Segundo deL Pino, 2006; Lach, 2008; Moreno-Moraga, 2007; Del Lugt, 2009; Manuskiatti et al, 2009, a dissolução da gordura se dá por apoptose das células de gordura pelo efeito térmico. (elevação da temperatura ate 60ºC)

Calor – lipólise homeostática e produção defibras elásticas de melhor qualidade (Gomes, 2007);

FRITZ 2014,  fala que, num retângulo de 20cm x 10cm com o tempo mínimo de 11 minutos e 30 segundos ocorre apoptose dos adipócitos.

[contact-form-7 404 "Not Found"]